CHEIO DE PROJETOS, PAULO RICARDO FAZ SHOW EM NOVA IGUAÇU NESTE DOMINGO

Fotos: Roberto Moreyra
As mais de três décadas de carreira não tiraram o gás de Paulo Ricardo. DVD novo, disco em homenagem a Cazuza e uma nova parceria com uma marca de roupas estão entre os projetos que o artista vem desenvolvendo.
Neste domingo, o cantor de 56 anos e um dos autores do hit “Olhar 43’’ se apresenta em show de comemoração dos três anos do Shopping Nova Iguaçu, uma parceria do centro comercial com o EXTRA.
O artista promete levar ao público um espetáculo intimista, focado naquilo que ele chama de sua “versão pop romântica”.
Na última terça-feira, feriado de São Jorge, o cantor recebeu o jornal em um estúdio no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, onde fazia uma sessão de fotos.
Paulo contou sobre os planos para o futuro e revelou como será o show na Baixada Fluminense.
Tenho duas turnês, uma delas mais intimista, para espaços menores, como um shopping. Procuro adequar minhas apresentações ao público e local.
Nesse show, não podem faltar essas músicas da minha fase do pop romântico, com grandes canções de amor como “Dois’’ e “Tudo por nada’’, que foram temas de novela. Agora que “Estrela-Guia’’ está sendo reexibida, também não pode faltar “Imagine’’ — conta o artista.
A apresentação de Paulo Ricardo vai durar cerca de uma hora. O show que será apresentado é uma versão intitulada “On the rocks”.
Nele, a bateria é pré-gravada, e o artista canta acompanhado de dois músicos: Ícaro Scagliusi, na guitarra, e Rubem Kavera, no teclado.
O eterno RPM afirma que, apesar de já ter um roteiro daquilo que levará para o público, é preciso fazer ajustes durante a apresentação do espetáculo:
Às vezes, tem um pedido de alguém, e é preciso atender. Mas também vou sentindo as pessoas, e aí tiro uma canção, coloco outra. A música lenta é essa faca de dois gumes. Pode dar uma barriga no show.
É preciso saber jogar com isso, e observar as reações do público — ensina o músico.
Com origem no rock, Paulo Ricardo lembra que seu público é extremamente eclético e até mesmo difícil de ser definido.
Desde os anos 90, tive um sucesso muito grande com o que foi chamado de pop romântico, e, desde então, ampliei o meu leque e meu público.
Além das pessoas que gostam de rock, conseguiu agregar um outro público. Até hoje, não consigo dizer quem é meu público, é uma grande mistura.
Até porque, mesmo eu tendo começado com rock, foi um trabalho bastante popular, não aquele rock radical.
Me lembro de estar no meio da Amazônia, num barquinho, e um cara estar ouvindo minha música. Pensei: chegamos a todos os cantos — relembra.
Um dos projetos que o artista finaliza este ano promete agradar — e muito — aos seus fãs. O cantor lança, no mês que vem, uma parceria com a Fors, marca de roupas de Florianópolis, em Santa Catarina, que desenvolveu produtos com seu nome.
O plano deles consiste em vender kits mensais com produtos como blusas, munhequeira e palheta. Os produtos vão ser autografados e acompanhados de um vídeo personalizado do artista.
A blusa de rock é algo muito tradicional. Minha primeira foi no fim dos anos 80, da Yes Brazil. Já fiz várias parcerias assim: pegava uma foto, uma estampa e mandava fazer camisetas simples para vender no show.
Mas sempre almejei uma coisa mais elaborada. Ficamos três anos procurando um parceiro, e, agora, rolou. Nossa ideia é vender conceito, e não roupa — explica Paulo, que recebeu o EXTRA durante sessão de fotos em que posou com roupas da marca.
O cantor também fala com carinho da homenagem que vem fazendo a Cazuza. O ex-RPM regravou quatro sucessos do amigo, projeto que pretendia ter lançado no ano passado, quando Cazuza faria 60 anos, mas acabou sofrendo um pequeno atraso.
“Pro dia nascer feliz’’, “Ideologia’’, “Exagerado’’ e “O tempo não para’’ foram as faixas escolhidas para o tributo:
Estou lançando uma música por mês, e a ideia é, depois, lançar um EP (pequeno disco) com essas gravações. Conheci Cazuza com 18 anos, foi uma enorme influência na minha vida.
Assisti toda a ascensão do Barão Vermelho, depois a carreira solo dele, até o fim. É um desses casos de grandes artistas que viveram intensamente a sua obra — afirma o músico.
Jornalista por formação, Paulo também homenageia o amigo escrevendo um ensaio sobre ele no livro “Brasileiros”.
Na mesma obra, Nelson Motta vai escrever sobre Vinicius de Moraes e Geraldo Carneiro, sobre o maestro Tom Jobim.
Ainda este semestre, o cantor vai lançar seu novo DVD e se apresentará no Brazilian Day, em Orlando, na Flórida. Com a agenda cheia, o artista divide-se entre o Rio, onde mora, e São Paulo, onde vivem três dos quatro filhos, frutos da união com Gabriela Verdeja, de quem está separado.
Ele namora a fotógrafa Isabella Pinheiro. A música mais recente do artista, “Ela chegou’’, foi feita para a amada.
É uma música muito especial, pela qual tenho carinho muito grande, por ter sido feito para a minha mulher. Ela será a musa do clipe — derrete-se.
O show de Paulo Ricardo no Shopping Nova Iguaçu começa às 19h30, na Praça de Alimentação.

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